quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Saúde

Parcerias foram fundamentais para transferência de pacientes

Municípios vizinhos foram parceiros para que cada etapa fosse concluída com sucesso

A transferência de pacientes infectados pela Covid-19 que necessitaram ser encaminhados de Dourados para outros Estados contou com uma grande união, envolvendo órgãos da saúde de Dourados e outros municípios vizinhos.

“O espírito de solidariedade foi fundamental para que pudéssemos fazer o atendimento de tantos pacientes, buscado oferecer melhores condições para sua recuperação”, disse Edvan Marcelo Marques, acompanhado pelo novo secretário de Saúde, Vagno Lucena. “A união de esforços está sendo muito importante neste momento de aflição que todos passamos, não somente aqui em Dourados, mas em todo o país. É hora de darmos as mãos para que tenhamos mais força para enfrentar essa pandemia”, completou o secretário.

Eles fizeram questão de agradecer a cada um daqueles que, de alguma forma, contribuíram para que todas as ações tivessem um bom resultado. De Dourados, ao Núcleo de Gestão de Frota da Secretaria Municipal de Saúde, sob a coordenação do servidor Vanderlei Oliveira Almeida, técnico do setor Cláudio Gomes Ferreira, os condutores Luciano Oliveira Gaia e Ozeias Gonçalves da Silva; Dr. Sandro Barreto dos Santos e Vagno Lima Fava, condutor Vagner Marques de Jesus do Samu; Funsaud, diretora técnica Ângela Maria Azevedo Cardoso Marim, e Jociane S. Marques Gerente de Urgência e Emergência,  médicos e toda a equipe de Enfermagem; condutores de ambulâncias, todos de Dourados. Do Hospital Universitário da Grande Dourados, recebemos o apoio do superintendente Dr. Luiz Augusto Freire Lopes e do condutor de ambulância Elfes Rodrigue de Castro, além do senhor Hélcio.

Os municípios vizinhos também tiveram uma participação que contribuíram para o êxito de todas as operações. Os agradecimentos vão para o prefeito Ademar Barbosa, para o secretário de Saúde Danilo José Pagmussat e para o condutor de ambulância César de Souza Ledesma, de Laguna Carapã; para o prefeito Hélio Peluffo Filho, o secretário de Saúde Dr. Patrik Carvalho Derzi, o coordenador de transporte Edson da Silva Miguel e o condutor de ambulância Ramão Olguimar de M. Hermézio, todos de Ponta Porã.

O município de Caarapó também participou dessa grande ação, e os agradecimentos vão para o prefeito André Nezzi, para o secretário de Saúde Valberto Ferreira da Costa, a atendente do Hospital Beneficente São Mateus, Silvana Picola Vasconcelos, e o condutor Ramão Olguimar de M. Hemezio.

Em Fátima do Sul, agradecemos à prefeita Ilda Salgado Machado, à secretária de Saúde, enfermeira Ludelça Dorneles dos Santos, ao coordenador de transportes Cícero Alessandro de Souza e ao condutor Vladimir Alves Queiroz.

“Todas fizeram parte de uma corrente de solidariedade e amor ao próximo e quaisquer agradecimentos são poucos se comparados à grandeza de suas atitudes”, destacou o secretário de saúde.

Paciente faz sinal positivo com a mão durante a transferência.

Futebol

Neymar à la Ronaldo, final de Copa América… o histórico de Brasil x Peru

15/06/2021 às 04:00 | Seleção Masculina Principal

Pela segunda rodada da CONMEBOL Copa América, Seleção Brasileira encara adversário da final de 2019

Nos últimos anos, Brasil e Peru tiveram alguns duelos emblemáticos. Nesta quinta-feira (17), pela CONMEBOL Copa América, a Seleção Brasileira terá pela frente o adversário que derrotou na última final da competição, em mais um capítulo importante na história do confronto.

O retrospecto é amplamente favorável para a Seleção Brasileira. Em quase 90 anos de rivalidade, são 33 vitórias do Brasil, nove empates e somente cinco triunfos peruanos. Duas dessas derrotas vieram nos últimos cinco anos, uma pela Copa América Centenário e outra em jogo preparatório de 2019. Naquele mesmo ano, o Brasil derrotou o Peru na final da CONMEBOL Copa América, no Maracanã.

A última vez que Brasil e Peru se enfrentaram foi pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022. Jogando fora de casa, a Seleção Brasileira venceu por 4 a 2, com três gols de Neymar. Naquela noite, por alcançar a marca de 62 gols com a Amarelinha em jogos contra seleções, o camisa 10 homenageou Ronaldo Fenômeno na comemoração.

Retrospecto de Brasil x Peru


Jogos: 47
Vitórias do Brasil: 33
Empates: 9
Derrotas: 5
Gols do Brasil: 102
Gols do Peur: 33
Maior vitória: Brasil 7 x 0 Peru (1997)
Maior derrota: Brasil 1 x 3 Peru (1975)
Placar mais comum: Brasil 1 x 0 Peru (sete vezes)

Vitória na Copa América das goleadas


Campeão da Copa América de 1949, o Brasil goleou todos os adversários que enfrentou na competição. Não foi diferente com o Peru. Em jogo válido pela quinta rodada da competição, disputada em pontos corridos, a Seleção Brasileira não tomou conhecimento dos peruanos e venceu por 7 a 1. Os gols foram marcados por Arce (contra), Augusto, Jair da Rosa Pinto (duas vezes), Simão, Ademir e Orlando. Esta é, até hoje, a segunda maior vitória do Brasil contra o Peru. Naquela competição, a Seleção Brasileira marcou, ao todo, 39 gols em sete jogos, uma média de mais de cinco gols por partida.

No duelo do Rei contra Cubillas, um espetáculo no México


Brasil e Peru se enfrentaram apenas uma vez em uma Copa do Mundo FIFA. Foi em 1970, na campanha do Tri, que a Seleção Brasileira derrotou o Peru por 4 a 2 no Estádio Jalisco, em Guadalajara, no México. A partida apresentou ao mundo o duelo entre Pelé e Teófilo Cubillas, duas das maiores estrelas do futebol à época, mas foi dominada por outro grande craque: Tostão. O camisa 9 fez dois gols na vitória, que foi completa por Rivellino e Jairzinho.

Tostão comemora seu primeiro gol marcado contra o Peru na Copa do Mundo de 1970Tostão comemora seu primeiro gol marcado contra o Peru na Copa do Mundo de 1970
Créditos: Acervo CBF

Aquela é considerada por muitos a melhor Seleção Brasileira de todos os tempos e o time do Peru é, também, um dos melhores da história do país. O camisa 10 peruano, Teófilo Cubillas, seria eleito o melhor jovem da competição. Na comemoração dos 50 anos do Tri, o peruano deu entrevista exclusiva ao site da CBF e falou sobre o confronto:

“Sempre fui um fã de Edson Arantes do Nascimento, gosto muito dele. Participar de uma partida com o Pelé, caramba… Já era uma grande honra! Eu havia disputado alguns amistosos com participação dele, jogos entre Alianza Lima e Santos, mas encontrar com o Pelé na Copa do Mundo me fez sentir uma alegria gigante. Sempre destaquei a minha admiração e o meu respeito por ele”, declarou.

Um título com as marcas da dupla Ro-Ro


A maior vitória da história do confronto entre Brasil e Peru veio em 1997. Pela semifinal da Copa América da Bolívia, a Seleção venceu por 7 a 0 em Santa Cruz de La Sierra. A classificação do Brasil foi conquistada com gols de Denílson, Flávio Conceição, Romário (duas vezes), Leonardo (duas vezes) e Djalminha. 

O time da Copa América de 1997 encantou o país por trazer uma das duplas de ataque mais temidas de todos os tempos. Lado a lado, Romário e Ronaldo combinavam até no cabelo raspado e infernizaram os adversários na competição. A Seleção venceu todos os seus seis jogos no torneio. Ronaldo foi o artilheiro da competição, com cinco gols, e Romário marcou outros três. Ao todo, foram 22 gols marcados, com uma média de quase quatro por partida.

A glória no Maracanã


Brasil e Peru estiveram frente a frente na final da CONMEBOL Copa América 2019. Diante de um Maracanã lotado, a Seleção venceu por 3 a 1, com gols de Everton, Gabriel Jesus e Richarlison. A conquista foi a primeira do técnico Tite no comando da Seleção e interrompeu um jejum de 12 anos sem títulos sul-americanos da Canarinho.

Aquela não foi a primeira vez que as duas equipes duelaram na Copa América de 2019. Ainda pela fase de grupos, o Brasil goleou o Peru por 5 a 0 na Neo Química Arena. A partida deu à Seleção o primeiro lugar de seu grupo na competição e embalou a Canarinho rumo ao título no mata-mata. Os gols do jogo foram marcados por Casemiro, Roberto Firmino, Everton, Daniel Alves e Willian.

Final da Copa América - Brasil x Peru. Éverton e CoutinhoEverton marcou o primeiro gol da Seleção na final da Copa América.
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Neymar à la Fenômeno


O último jogo do confronto foi em outubro de 2020. Pela segunda rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022, o Brasil venceu o Peru por 4 a 2, com um gol de Richarlison e três de Neymar Jr. A partida ficou marcada pelo hat-trick do camisa 10, que chegou a 64 gols com a Amarelinha e deixou para trás Ronaldo, que fez 62 tentos contra seleções nacionais. Na comemoração, para celebrar este feito, Neymar balançou o dedo indicador e mostrou os dentes da frente, em homenagem ao Fenômeno.

Brasil e Peru se enfrentam na próxima quinta-feira (17), às 21 horas, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O jogo, válido pela segunda rodada da CONMEBOL Copa América 2021, terá transmissão ao vivo do SBT e da ESPN Brasil.

Saúde

Secretaria Estadual de Saúde reconhece efeitos positivos do lockdown em Dourados

O município segue com retomada das atividades econômicas, observado as recomendações da Saúde

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) acolheu as justificativas da Prefeitura de Dourados para não aderir às medidas mais severas de combate à pandemia decretadas em Mato Grosso do Sul. Além disso, a secretaria também reconheceu os efeitos positivos do Lockdown na cidade.

Segundo o documento, “a redução do índice de contágio do vírus, a ampliação da testagem da população e a queda da média móvel de óbitos” embasam o plano adotado para o fim do lockdown municipal, que encerrou no último dia 14.

“Senhor Prefeito de Dourados, Considerando a situação excepcionalíssima do Município de Dourados que, entre os dias 30 de maio de 2021 a 12 de junho de 2021, impôs medidas restritivas extremamente rígidas por meio do Decreto nº 400, de 28 de maio de 2021[…]Acolho as razões expostas para que não haja a incidência, no âmbito do Município de Dourados, do disposto no art. 1º, “caput”, do Decreto Estadual nº 15.963, de 09 de junho de 2021”, detalha o texto assinado pelo secretário, Geraldo Resende.

No lançamento do novo drive-thru Dom Teodardo, Resende mais uma vez ressaltou os resultados da administração municipal. “Fico muito contente com os resultados positivos que Dourados alcançou nestes últimos dias. E vamos trabalhar para que o Mato Grosso do Sul seja o primeiro estado a sair dessa pandemia”.

Tal medida, no entanto, não altera a reclassificação da bandeira do Município de Dourados, que continua na cor cinza, depois da reclassificação promovida pelo Governo do Estado. O toque de recolher segue das 20h às 5h, assim como todos os cuidados devem ser mantidos para conter a proliferação do vírus. “Respeitando o que os técnicos da saúde falaram e seguindo a ciência, decretamos medidas mais restritivas e agora os primeiros dados estão aí, a média móvel da transmissão da Covid caiu 45%. Por isso, temos a convicção de seguirmos o plano mais adequado e correto”, destacou o prefeito Alan Guedes.

Fonte. Assecom

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com