quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Lockdown

Dourados volta para bandeira cinza e novo Decreto Estadual limita atividades

As regras do decreto de hoje (10) tem validade para o período de 11 a 24 de junho

O Comitê Gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE-MS) desta quinta-feira (10) a nova classificação do mapa de risco para infecções por covid-19 nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Por causa da superlotação nos hospitais, que registram taxa de ocupação global de leitos de UTI/SUS acima dos 90% nas quatro macrorregiões de saúde do Estado (Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas), o Prosseguir decidiu subir os municípios de bandeira para um nível de coloração acima do vigente.

Com a atualização dos dados, 7 cidades estão classificadas na bandeira laranja (grau de risco médio), 29 foram colocadas na bandeira vermelha (grau de risco alto) e 43 subiram para a bandeira cinza (grau de risco extremo). Definido em caráter excepcional, o novo mapa situacional do Prosseguir vale entre os dias 11 e 24 de junho.Playvolume00:00/00:59douradosagoraTruvid

Medidas mais rígidas. Confira aqui o decreto

A deliberação do Prosseguir divulgada hoje ainda traz a nova classificação das atividades e dos serviços, por faixa de risco, considerados essenciais, não essenciais de baixo risco, não essenciais de médio risco, não essenciais de alto risco e não recomendados.

Com a modificação, o bandeiramento de cada cidade vai determinar o funcionamento das atividades econômicas. Confira:

Bandeira cinza: podem funcionar apenas as atividades essenciais; Bandeira vermelha: permite o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais de baixo risco; Bandeira laranja: podem funcionar atividades essenciais e não essenciais de baixo e médio risco; Bandeira Amarela: permite o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais de baixo, médio e alto risco.

Municípios devem cumprir o Prosseguir

O DOE-MS de hoje também traz novo decreto do governador Reinaldo Azambuja que diz que os municípios devem adotar as recomendações do Prosseguir, que passam a ter caráter vinculativo. Ou seja, o programa, que antes recomendava, agora determina.

A mudança atende solicitação da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

Conforme o decreto, os municípios que não adotarem as recomendações deverão apresentar justificativa técnica para o descumprimento das regras. O documento deverá ser encaminhado à SES (Secretaria de Estado de Saúde), que fará a avaliação do caso.

O decreto mais rígido do governador também vale de 11 a 24 de junho. Nesse período, a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) vai ampliar a fiscalização do cumprimento das regras através das forças policiais (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros).

Fonte: Dourados Agora

Informe

Lockdown em Dourados termina no próximo sábado, garante Alan Guedes

Município trabalha agora para flexibilizar, dentro do que permite o Prosseguir, as atividades econômicas

O prefeito Alan Guedes garante que o lockdown em Dourados termina no próximo sábado (12). Isso porque o município foi o único do Estado a adotar medidas mais restritivas nas últimas semanas, o Lockdown. No decreto publicado hoje (10) pelo Governo do Estado, o município que não seguir o recomendado precisará apresentar justificativa e a Prefeitura de Dourados tem trabalhado para apresentar estas respostas.

O Programa Prosseguir define o bandeiramento cinza com atividades essenciais mais brandas do que estavam sendo realizadas em Dourados. Isso porque o município optou por adotar o regime de lockdown, com medidas restritivas extremas, baseadas em estudos científicos e em orientações de especialistas. Portanto, mesmo com um novo bandeiramento cinza, as medidas não serão renovadas no município.

“Gostaria de deixar claro que o lockdown em Dourados termina no sábado (12) e nós não vamos renovar essa medida restritiva extrema. Nós respeitamos o Prosseguir e sabemos da importância dele para o controle da pandemia da Covid-19 no nosso Estado. Por isso, iremos buscar dentro da questão jurídica, que o programa permite, flexibilizar o máximo possível”, destaca o prefeito Alan Guedes.

Essa flexibilização, citada pelo prefeito, visa garantir o melhor funcionamento das atividades econômicas do município. Muitos trabalhadores passaram por essas duas semanas sem poder trabalhar, cooperando com o município para reduzir as taxas de infecção e as buscas por serviços de saúde.

“Nós iremos trabalhar para que todos os setores de serviço e todo empresariado de maneira geral, que não são bandeira de risco, possam voltar a trabalhar para movimentar a economia da cidade. Todos nós juntos já temos pagado um preço muito alto nos últimos 14 dias e estamos buscando alternativas para flexibilizar dentro do que prevê o Governo do Estado”, explica o gestor municipal.

Portanto, o município está trabalhando para encaminhar novos documentos para o Governo do Estado para poder retomar as atividades, em razão de todo o trabalho realizado nas últimas duas semanas.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com