quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Informe

DECRETO DIOCESANO AO CLERO AOS RELIGIOSOS (AS), AS LIDERANÇAS E
TODO POVO DE DEUS DA DIOCESE DE DOURADOS-MS

Considerando as orientações da Organização Mundial da Saúde – OMS, as orientações
do Ministério da Saúde e o decreto municipal da Prefeitura de Dourados n° 400, de 28
de maio de 2021, entrando em vigor no dia 30 de maio e se estendendo até dia 12 de
junho, sobre a prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde
pública, a fim de evitar a disseminação do Coronavírus – COVID-19 no município de
Dourados a diocese na pessoa de seu Bispo determina que:
Estão suspensas até segunda ordem as atividades paroquiais, foraniais e diocesanas de:
catequese, confissão, retiros, acampamentos, pequenas comunidades, encontros, formações e
reuniões de pastorais, movimentos, serviços e organismo.

  1. As Missas semanais e dominicais com o povo sejam suspensas de acordo com decreto
    municipal de Dourados. O decreto municipal autoriza as Missas on-line com uma equipe
    litúrgica contendo no máximo 08 pessoas. Os demais municípios seguem os decretos
    respectivo ao seu município, até próxima orientação do bispo diocesano e de suas
    prefeituras.
  2. Os padres continuam no compromisso sacerdotal de celebrar a Santa Missa aos
    domingos e dias de preceito. Para isso sejam seguidas as orientações do Missal Romano
    no que diz respeito a Missa sem povo e colocando sempre na intenção de superar essa
    realidade.
  3. Os padres facilitem a transmissão de Missas diárias ao povo da diocese pelos meios já
    conhecidos: Rádio Coração 95,7 FM, rádios paroquiais e comunitárias, APP, lives
    transmitidas nas redes sociais – facebook e pelas redes católicas Nacional de
    Comunicação.
  4. As pessoas que se enquadram no chamado “grupo de risco” (idosos, diabéticos,
    hipertensos, imunodeprimidos, quem possui doença respiratória crônica e também as
    crianças), mesmo que a situação se normalize, deem preferência a participar das Missas
    em casa, acompanhando pelos meios de comunicações citados acima.
  5. MECEs: Pelo cuidado com o grupo de risco e para evitar o contágio de pessoas idosas
    e/ou acamadas, pedimos que fique suspensa a atividade dos ministros extraordinários
    da Comunhão Eucarística junto aos enfermos em suas casas.
  6. Secretarias paroquiais: As atividades das secretarias paroquiais sejam suspensas, até
    próxima orientação.
  7. Fora o estabelecido neste decreto, sejam seguidas as recomendações e decretos de cada
    município.
    Por fim, recordemos que o maior dos cuidados que podemos tomar é a oração. Nos
    unamos em preces neste período e redobremos nossos atos de piedade em casa. Convido os
    católicos a rezar por todos os que sofrem pelos males desta doença e para que nossa esperança
    em Cristo jamais se esmoreça ou acabe.
    Dado e passado na Cúria Diocesana de Dourados, 29 de maio de 2021.
    Dom Henrique Aparecido de Lima, CSsR
    Bispo Diocesano de Dourados-MS
Informe

Unidade Básica de Saúde – Vila Vargas

Informamos que a partir de 01/06, conforme determinação da secretaria municipal de saúde , nossa unidade de saúde voltará a realizar os atendimentos de síndrome gripal -COVID Pedimos que quando possível, entrem em contato com a unidade e façam o agendamento do atendimento. A unidade será dividida de forma a garantir a segurança dos nossos pacientes ! Quem tiver consulta agendada nos próximos 15 dias, favor entrar em contato com a unidade para que possamos organizar o fluxo ! VALE RESSALTAR QUE ATENDEREMOS APENAS NOSSA COMUNIDADE.Pedimos a colaboração de todos, já que o momento é crítico!Nossa unidade estará sempre a disposição! Deus nos guarde 🙏🏻

774 comentários10 compartilhamentosCurtirComentarCompartilhar

Informe

Leda completa 69 anos hoje

Dona do Estádio “Napoleão Francisco de Souza”, um dos mais populares palcos esportivos de Dourados e de Mato Grosso do Sul, a Leda – Liga Esportiva Douradense de Amadores esta completando 69 anos neste sábado. Quando foi criado em 1952 o local era ermo; existia apenas um pasto verdejante e pouquíssimas casas ao redor, bem diferente da realidade atual, com grandes prédios nascendo e crescendo à sua volta.
A Praça Esportiva, por onde desfilaram nomes renomados do futebol nacional e internacional (Garrincha – um belo exemplo), ocupa hoje um espaço considerado de grande valor imobiliário e com o crescimento de Dourados, incrustrado praticamente no centro da cidade.
Porém, faltam cuidados especiais, principalmente nas estruturas físicas, mas o gramado resiste ao tempo.
Presidida atualmente pelo desportista Eurides Martins Castilho, o Tubaina, e com pouco mais de cinco times com direito a voto, o Estádio da Leda tem tudo para ser realmente a casa do desportista douradense e poder, a cada aniversário, comemorar conquistas e crescimento.
Tubaína é candidato natural à reeleição como presidente da Leda e afirma: “Não abro mão, pois quero dar continuidade no processo de reformulação que está em andamento”.
Além da chapa da situação outros grupos estão organizando para assumir a entidade mater do esporte amador douradense

Prefeito Alan Guedes ao anunciar lockdown de 14 dias em Dourados (Foto: Leandro Silva)
Informe

“Não posso aceitar que as pessoas morram em casa sem oxigênio”, diz prefeito – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Alan Guedes prometeu ampliar fiscalização para fazer cumprir medidas severas tomadas hoje – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Ao anunciar lockdown por 14 dias para tentar frear o contágio da covid-19, o prefeito de Dourados Alan Guedes (PP) disse que a medida, a mais severa adotada até agora em quase 15 meses de pandemia, tem como principal objetivo evitar que os pacientes morram sem atendimento.

“Esse é o pior momento da pandemia que enfrentamos em nossa cidade. Os números e a pressão sobre o sistema de saúde confirmam isso. Dourados hoje lidera o ranking de novas infecções. Eu não posso aceitar que as pessoas morram em casa sem oxigênio”, afirmou o prefeito.

Aos 36 anos, Alan assumiu o comando da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul no pior momento da pandemia e tem pela frente o principal desafio da precoce carreira política iniciada ainda na juventude.

Hoje, a prefeitura anunciou que nas últimas 24 horas foram registrados mais 112 casos positivos e três mortes em decorrência da doença. São 489 douradenses mortos pela covid. Outros 284 moradores da região morreram em Dourados.

Dos 169 pacientes infectados pelo vírus internados, 77 estão em leitos de UTI e os demais em leitos clínicos. Há dois meses não há vaga de terapia intensiva para pessoas infectadas pela covid em Dourados.

O prefeito afirmou que apesar do aumento do número de leitos de UTI nos últimos meses e quase cem mil doses de vacinas já aplicadas (primeira e segunda dose), a pressão sobre o sistema de saúde continua, com pelo menos 40 pacientes por dia esperando vaga em terapia intensiva.

“Como prefeito, eu precisava tomar uma decisão, para evitar que o desastre seja ainda maior. Eu não posso e não quero dizer não para os pacientes que vêm da macrorregião”, desabafou.

Alan Guedes disse ter preocupação com o lado econômico, entende a necessidade das empresas que sustentam a economia do município com seus impostos e o risco de aumento do desemprego. “Nesse momento peço o apoio e a compreensão de todos, porque a situação chegou no limite e não há mais o que fazer. Não vou ficar marcado na história como prefeito que não fez o que precisa ser feito”.

Fecha tudo – Decreto que será publicado ainda hoje vai determinar lockdown no município de domingo (30) a sábado (12). Serão 14 dias de medidas severas, quando ficará proibida a circulação de pessoas nas vias públicas durante todo o dia.

Só poderão sair de casa quem for a supermercados, açougues, padarias, farmácias, hospitais e postos de gasolina, únicos estabelecimentos que poderão funcionar, com 50% da capacidade e com entrada de apenas uma pessoa da família.

Supermercados, açougues e padarias vão funcionar de segunda a sábado até às 18h. No domingo, até 14h. As distribuidoras de água e gás vão funcionar de segunda a sábado até 18h. Postos de gasolina abrem 24 horas por dia.

Transporte de passageiros e ônibus poderão funcionar para atender pessoas que precisarem dos serviços essenciais com 50% de capacidade de passageiros sentados.

Outra medida que vai fazer parte do decreto é a “lei seca”. Ficará proibido o consumo de bebida nas vias públicas e comercialização de produtos alcoólicos inclusive nos mercados.

Pior momento – O médico infectologista David Caravelas afirmou que é preciso medidas de restrição para tentar diminuir a contaminação. “Desde o dia 18 de maio estamos vivendo o pior momento pandêmico e é preciso alertar o gestor municipal para que, baseado no respaldo técnico, possa tomar as medidas emergenciais de forma consciente e programada”.

A promotora de Justiça Rosalina Cruz Cavagnolli, que representou o Ministério Público Estadual nas reuniões com a prefeitura, disse que as medidas precisam ser duras e para todos. “Ao MPE caberá fiscalizar as medidas adotadas pelo prefeito com respaldo jurídico. Alguns setores serão mais afetados, mas não vejo outro caminho”. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

créditos Adriano Moretto e Gizele Almeida Vacinação contra a Covid tem fila quilométrica no Jorjão na manhã deste sábado - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News
Informe

Drive-thru no Jorjão tem fila quilométrica para vacina contra a Covid

Fila quilométrica de carros se formou na manhã deste sábado (29/5) na região do Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o Jorjão, no Jardim Água Boa. No local ocorre a aplicação da primeira dose da vacina contra o coronavírus para pessoas acima de 58 anos pelo sistema drive-thru. 

Dourados News está na região e segundo apurado pela reportagem, a distância do ponto final até a entrada do complexo, ultrapassa 2km. 

A imunização teve início às 8h e serão 400 doses de AstraZeneca aplicadas nessa faixa etária. 

No domingo (30/5), a vacinação continua no mesmo sistema, porém, no Corpo de Bombeiros, com quantidade idêntica de imunizantes. 

É obrigatória a apresentação de título eleitoral, documento com foto e CPF. 

Informações

Ação conjunta termina com quase 300 pessoas abordadas após toque de recolher

Uma operação conjunta foi iniciada na noite desta sexta-feira (28) entre a Guarda Municipal de Dourados, Polícia Militar, Fiscalização de Postura e Vigilância Sanitária, com o objetivo de fiscalizar aglomerações, descumprimentos do toque de recolher, festas clandestinas, assim como orientar toda população douradense sobre as necessidades de se cumprir as medidas sanitárias como forma de combater a pandemia da Covid-19, que superlotou as UTIs.

Durante a ação, foram abordadas 275 pessoas, não houve resistência a ação.

Nas 3 horas de trabalho,  a ação se estendeu por todos os bairros de Dourados, sendo fiscalizados 25 estabelecimentos comerciais e mais oito residências. 36 veículos passaram por vistoria, dos quais, quatro foram recolhidos por irregularidades administrativas.

Um motociclista foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil por pilotar veículo bêbado e um foragido da Justiça acabou preso.

A Fiscalização de Posturas também realizou vistorias nos estabelecimentos comerciais. A multa para o estabelecimento comercial que estiver com aglomerações e descumprir as medidas sanitárias é de 90 UFERMS, aproximadamente R$ 3.500,00.

A Comandante da Guarda Municipal de Dourados, Liliane Graziele Cespedes de Souza Nascimento, avalia que o trabalho rendeu excelentes resultados.

“A união foi fundamental. Com o apoio das forças de segurança, a fiscalização foi muito mais abrangente. Fomos em todos os quadrantes da cidade, orientamos as pessoas e vamos continuar nas ruas. Peço a população que fique em casa, precisamos para esse vírus”, explica.

Participaram da ação equipes da Guarda Municipal, da Polícia Militar do 3º BPM, da 9ª CIPM, contando com apoio de uma equipe da Força Tática do 8º BPM, de Nova Andradina, e uma equipe da Força Tática do 4º BPM, de Ponta Porã. Ao todo, foram 40 agentes de segurança pública, sendo 24 policiais militares e 15 guardas distribuídos em 13 viaturas. A cidade foi dividida em 3 setores (leste, central e oeste) visando atingir a maior quantidade de pontos de aglomerações e de descumprimento das medidas sanitárias.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com